Tranquilo e reservado! Já ouviu falar no bairro Jardim Isabel?

Compartilhe:




Caracterizando por ser um lugar onde as pessoas encontraram a paisagem, o espaço, o ar puro, o sol e a tranquilidade que todos nós hoje tanto almejamos, o Jardim Isabel é considerado um dos bairros mais nobres, da Zona Sul. Sua história está ligada ao bairro de Ipanema, do qual se emancipou em 2009, sendo atualmente um dos bairros mais recentes de Porto Alegre.

No início do século passado, as terras onde hoje se encontra o bairro Jardim Isabel, pertenciam a Bernardo Dreher e sua família. O local abrigava, além da exuberante Mata Atlântica, uma próspera chácara, responsável pelo abastecimento de produtos hortigranjeiros à população local. Os Dreher possuíam ainda um grande armazém de Secos & Molhados no centro de Porto Alegre. O estabelecimento tinha trapiche próprio na beira do Guaíba para atracamento dos navios e das mercadorias. No armazém, eram guardados e comercializados grandes estoques de produtos estrangeiros como vinhos, sardinhas, bacalhau, azeite de oliva e azeitonas, originários de Portugal, país com que mantinham boas relações comerciais.

Em 1914, Bernardo casou-se com a jovem Martha Elisabeth Bercht, filha de Jorge Bercht, membro do grupo de comerciantes conceituados da capital que, na época, possuía uma chácara de veraneio à beira do Guaíba, na Tristeza. Talvez tenha sido este o motivo que levou Bernardo a comprar uma grande quantidade de terras na Zona Sul, onde é hoje o Bairro Jardim Isabel.

No auge do veraneio da Pedra Redonda e com o advento da Estrada de Ferro do Riacho, cresce a procura por terrenos na região. É desta época a construção das primeiras vivendas de veraneio, as imponentes e admiradas mansões com praia particular. Surgem, também, os bairros Ipanema, Espírito Santo, Guarujá e, com eles, proliferam os loteamentos, resultado da divisão das terras de antigos chacareiros, como Bernardo Dreher.

Na década de 1950, a região dos Jardins da Dona Isabel não escapou do crescimento e da urbanização imposta à zona sul da cidade. A chácara, outrora símbolo de opulência, transformou-se no loteamento “Jardim Vila Isabel”.

Já em 9 de julho de 2009, o projeto de lei nº 10724 transformou o loteamento Jardim Vila Isabel no Bairro Jardim Isabel, cujo nome foi escolhido como uma forma de homenagear aquela que foi a primeira colonizadora dessas terras: Martha Elisabeth ou simplesmente Dona Isabel.

Confira nossas melhores oportunidades à venda no bairro Jardim Isabel: Clique aqui.


Buscar no Blog

WhatsApp