O bairro que é um ponto turístico em Porto Alegre, conheça a história de Ipanema.

Compartilhe:


O bairro Ipanema foi criado no ano de 1959, porém suas origens remontam aos anos de 1930, quando surgiram alguns nomes de ruas dadas por Oswaldo Coufal e pelos seus sócios. Coufal era proprietário de uma grande extensão de terras às margens do Guaíba, e ele próprio projetou o loteamento, no ano de 1932, que mais tarde viria a ser o Balneário mais famoso de Porto Alegre. O Rio de Janeiro foi sua inspiração ao dar nome às ruas e ao balneário, que queria ver transformado em ponto turístico. Coufal adorava a capital carioca e levava a família para passar férias no bairro da Urca. Assim, ele se utilizou de um suposto imaginário ligado à “Cidade Maravilhosa” para criar e divulgar o novo bairro.

No início da década de 30, Ipanema não passava de uma imensa zona rural de Porto Alegre, onde se cultivava arroz, milho, aipim e frutas, além da criação de gado leiteiro. Isso era possível devido à irrigação pelo Arroio Capivara que proporcionava uma região fértil e, portanto, perfeita para a agricultura e pecuária.

Na beira do rio, a Avenida Guaíba margeava a grande enseada, formando o balneário, onde os primeiros moradores construíram em grandes terrenos suas casas de veraneio. Estilo chalés com pomar, horta e piscina, estas famílias residiam em outros bairros de Porto Alegre, e nos fins de semana ou nos períodos de férias escolares se dirigiam para a Zona Sul a fim de fugirem da poluição e do barulho do centro da Cidade.

Com o passar dos anos, entorno de 1940, os veranistas começaram a fixar residência em Ipanema, onde buscavam descanso e tranquilidade. Nesta época, Ipanema, apesar das inovações da moda e do maior afluxo de banhistas, manteve-se elitista em função de seus moradores tão tradicionais, herdeiros que eram de estancieiros e proprietários de chácaras na Zona Sul da cidade.

Também, devido a estas características mais balneárias, o bairro abrigou muitas Sedes Campestres e Clubes importantes, entre eles, a AABB– Associação Atlética do Banco do Brasil, a Fundação Rubem Berta – Associação dos funcionários da VARIG, e a Fundação Marista, esta última pertencente desde 1999 ao Colégio Anchieta.

Nos anos 70, altera-se o cenário do bairro e da praia de Ipanema. Surgem os bares na Avenida Guaíba, os quais eram muito frequentados pelos jovens de outras regiões de Porto Alegre. O local torna-se atraente para encontros e namoros.


Atualmente, Ipanema é um lugar notadamente residencial. Possui um calçadão e uma ciclovia à beira-rio, amplamente arborizada. A região serve de atração aos atletas e moradores. O bairro ainda hoje é tido como um importante ponto turístico e de atração em Porto Alegre, com seu espetacular e único pôr do sol, matizando o horizonte e as águas do Guaíba.

Venha viver neste excelente bairro, tranquilo e seguro, com infraestrutura para toda sua família. Confira Aqui nossas oportunidades e agende uma visita!