Conheça a história de um dos bairros mais tradicionais da Zona Sul, a Tristeza.

Compartilhe:



Conheça a história de um dos bairros mais tradicionais da Zona Sul, a Tristeza.

Bastante comum historicamente entre os bairros da Zona Sul de Porto Alegre, o bairro Tristeza sempre foi conhecido por ter características rurais e ser um lugar de muita tranquilidade, longe da movimentação do centro da cidade. A origem do nome remete a isso: um dos primeiros moradores da região, José da silva Guimarães, possuía uma chácara na área conhecida como Vila Conceição. O semblante do pioneiro, considerado triste, acabou por designar o seu apelido, o qual acabou originando o nome do bairro.

Em 1900, a inauguração da "Estrada de Ferro do Riacho", foi responsável pela movimentação e início do crescimento expressivo do bairro. Esta extinta ferrovia trazia as pessoas da área central de Porto Alegre que desejavam espairecer em suas praias e aproveitar às aguas despoluídas do Guaíba. Assim surgiram os casarões e os chalés de veraneio.

Atualmente é considerado um dos bairros mais nobres da cidade de Porto Alegre, e continua atraindo famílias que buscam tranquilidade e querem apreciar as mais belas áreas verdes da região.

Além disso, o bairro não dispõe de centros de compras de grande porte, mas possui vários e pequenos estabelecimentos comerciais, muitos deles considerados charmosos e convidativos, como o Paseo Zona Sul, o shopping Granville, o Jardins da Praça e a Praça Comendador Souza Gomes, onde ocorre tradicionalmente, todos os sábados, a Feira de Artesanato da Tristeza.

Nós da MADU POA Imóveis, somos suspeitos em falar, quando o assunto é o bairro em que escolhemos para receber nossos colaboradores, parceiros, clientes e amigos. Como prestadores de serviço e especialistas na região, indicamos para você, alguns dos estabelecimentos mais tradicionais do bairro Tristeza. Confira:

Machry Armazém e Bistrô:


Comer no Machry é sentir o gostinho daquela comida caseira que você tanto gosta. O estabelecimento funciona como restaurante, padaria, confeitaria e armazém, ou seja, tem de tudo um pouco e já é famoso na região há anos.

Floricultura Winge:


Fundada em 1886, por um imigrante alemão chamado Josef Winge, é uma das floriculturas mais antigas do país. A empresa, que completou 130 anos em 2016, até hoje se encontra em domínio familiar e ocupa um terreno de 30 mil m² no bairro, o equivalente a um quarteirão inteiro. A casa do primeiro Winge, erguida em 1900, foi convertida em um café, o Café & Prosa.

Von Aroma:


A loja de tradição familiar, é conhecida por ser um “Empório Gourmet”, a qual oferece produtos vindos da Inglaterra, França, Alemanha, Estados Unidos, Chile, África e claro, Brasil. Há uma infinidade de queijos, fiambres, especiarias, frutas secas, azeitonas, embutidos, condimentos, pães, pastas, além de vinhos, cachaças e cervejas artesanais.

Clube dos Jangadeiros:


O Clube dos Jangadeiros, foi fundado em 1941 e desde então, sempre foi considerado um orgulho e uma referência para a cidade de Porto Alegre. Oferece infraestrutura completa com ótimas instalações que propiciam aos sócios e convidados excelentes condições para o lazer e diversão. Além de espaços para locação de eventos.

Estas são apenas algumas das opções de gastronomia e lazer, que o bairro oferece. Quer saber mais? Entre em contato conosco, estamos a sua disposição!


Aproveite e confira alguma das nossas melhores opções a venda no bairro Tristeza: Clique Aqui